Busca
-
Mais Recentes
Visconde de Mauá é um destino turístico rural no alto da Serra da Mantiqueira na divisa RJ/MG e composto por 3 vilas: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. Em contraste com a simplicidade do ambiente rural, a região oferece um quê de sofisticação, bem proporcionado por ótimas pousadas, hotéis, bares, lojas e restaurantes.
De modo geral, o principal acesso para chegar em Visconde de Mauá é pela Rodovia Dutra, saída 311, entre Resende e Itatiaia. Assim que sair da Dutra, restam mais 30 km de subida pela Serra da Mantiqueira através da Estrada RJ 163 até chegar a Vila de Mauá.
Apesar de muita gente achar que Visconde de Mauá é um município autônomo, de fato não é. As vilas fazem parte de 3 municípios, entre elas: Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, devido ao fato de elas estarem numa região de divisa dos estados de Minas Gerais com Rio de Janeiro. Além disto, apesar das 3 vilas estarem próximas, elas ficam longe do centro urbano destas cidades, entre 20 a 30 km, dependendo da vila.
Vila de Mauá
Assim que termina a RJ 163, você chega na Vila de Mauá, a primeira de 3 vilas que formam este complexo turístico de montanha. Como esta vila foi a primeira a ser descoberta no período colonial, é a vila que nome e fama a região, formada por mais outras vilas rurais e vales.
Depois de subir a serra, chega-se a região de Visconde de Mauá, que é compreendida por três vilas: vila de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, respectivamente na ordem de chegada.
A vila de Visconde de Mauá, assim como todas vilas, têm ótimas opções de pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato. Além disso, para quem adora cavalgar, tem dois haras para locação de cavalos : Haras Águas Claras e o Haras Rent a Horse.
Festa do Pinhão
Em maio a vila de Mauá é palco da Festa do Pinhão, uma das mais tradicionais da Serra da Mantiqueira. Outros eventos sem datas fixas, que também fazem parte da agenda da vila de Visconde de Mauá são : encontro de motoqueiros, festa do peão, corrida de montanha, down hill e outras festas populares.
Vila de Maringá
Depois que passar pela primeira vila tem mais 8 km pela Estrada Mauá-Maromba até chegar na Vila de Maringá. Diga-se por passagem, é a vila que tem o centro comercial mais expressivo com muitas opções de restaurantes, bares, empórios, bistrôs e lojas de artesanato.
A vila da vida noturna
A vila de Maringá, assim como todas da região de Visconde de Mauá, tem seu lado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Perca-se para se encontrar
Na Rua do Meio da vila de Maringá tem uma ponte de pedestre para atravessar o rio, que é fronteira natural dos estados do Rio de Janeiro com Minas Gerais, ou seja, você pode facilmente jantar em MG e tomar uma “saideira” no Rio de Janeiro numa curta caminhada.
Ótimo para flanar
A vila de Maringá também se torna uma ótima opção quando o tempo não está favorável para fazer caminhadas, ou pegar uma cachoeira.
Descubra mais
As opções de passeios não se restringem somente a bares e restaurantes, você também vai se encantar com os ateliers , lojas de artesanato e até uma fábrica de chocolate em meio as ruas e ruelas.
Vila da Maromba
Logo após a Vila de Maringá (3km), chega-se a Vila da Maromba. É a última a se chegar, porém a primeira a receber as águas cristalinas que brotam do Parque Nacional e escorrem montanha abaixo, formando belas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.
Além disso, a vila da Maromba é onde estão as três cachoeiras mais visitadas da região de Visconde de Mauá, além de inúmeras trilhas e cachoeiras sem nomes que você pode desbravar numa área de proteção ambiental, que começa onde termina a estrada (na cachoeira do Escorrega).
A vila da Maromba fica 3 km após passar pela vila de Maringá, basta manter-se na estrada principal, a Estrada Mauá-Maromba, sempre paralelo ao rio e contra o fluxo do mesmo, que ela termina na vila da Maromba, mais especificamente na cachoeira do Escorrega (3km acima da Praça da Maromba).
Praça da Maromba
Vila da Maromba em Visconde de Mauá , a vila mais visitadas por ser a mais alta na margem do rio, mas e a primeira a receber as águas das nascentes.
A vila das cachoeiras
É a vila mais alta da região de Visconde de Mauá, por outro lado, é a primeira vila a receber as águas que brotam acima da vila, dentro do Parque Nacional de Itatiaia, proporcionando águas limpíssimas e cristalinas.
Fonte: Guia de Visconde Mauá.