Busca
-
Mais Recentes
É o sétimo melhor lugar para a prática de mergulho no Brasil, parte da história dos Caminhos de Anchieta
Está localizada no litoral sul paulista, próxima a cidade de Peruíbe. Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Ela tem uma grande importância histórica, pois oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam de forma fiel a sua história.
A cidade oferece vários tipos de atrativos turísticos como igrejas, museus, passeios nas ilhas oceânicas (que são points de mergulho) e nos rios, além de preservar a sua Mata Atlântica. Por possuir águas transparentes e azuis em todas as estações do ano, a cidade é considerada o sétimo melhor local para a prática de mergulho no Brasil.
Itanhaém integra como parte histórica os Caminhos de Anchieta com 25 km de peregrinação que remete os participantes ao período de catequização dos índios no litoral paulista. A cidade conta ainda com diversas praias que são o cartão de visitas da Itanhaém. No total são catorze praias que são conhecidas principalmente por suas belezas naturais. Entre as mais populares estão a Praia do Tombo que embora imprópria para banho é um local que durante o verão tem uma extensa faixa de areia, onde é possível praticar esportes, pescar, relaxar e tomar sol.
Outros locais para se conhecer são: a Praia da Saudade (localizada aos pés do Morro do Sapucaitava); a Praia dos Pescadores (um dos locais mais divulgados, pois tem seu panorama ligado à telenovela “Mulheres de Areia”); a Praia do Sonho (tem cerca de 800 metros de extensão e seu nome antigamente era Praia do Meio); a Praia das Conchas (pequena enseada quase aos pés do morro de Pernambuco) e o costão da Praia dos Sonhos.
Quando chegam os feriadões e a alta temporada, a turma jovem faz a festa em Itanhaém. Gincanas, shows e esportes radicais agitam a Praia do Sonho, uma das mais movimentadas também por conta dos quiosques que servem caranguejo cozido na cerveja e o típico pastel de mariscos.
Também concorridas são as praias do Cibratel, com calçadão, bares e hotéis; e a dos Pescadores, frequentada pelos surfistas.
Na praia das Conchas, a atração é a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, visitada pelos devotos da santa. No caminho para a praia – vindo da praia dos Sonhos -, a atração é a Cama de Anchieta, um vão natural entre as pedras onde teria dormido o padre José de Anchieta.
Nem só de burburinho e praias vive a cidade, uma das mais antigas do país. Nos arredores das ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena estão excelentes points para a prática do mergulho, com direito a naufrágios e profundidade que chega a 35 metros. Para apreciar outros cenários, o programa é fazer um passeio de barco pelos rios Itanhaém e Preto.
Aposte também nas caminhadas para curtir as construções históricas, como o convento de Nossa Senhora da Conceição, com bonita vista; e a Matriz de Sant’Anna, em estilo colonial, altar barroco e fachada em taipa.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.