Aquidauana – As riquezas e as maravilhas desta pequena cidade histórica, o trem turístico Pantanal é o destaque
Um roteiro emoldurado por algumas das mais belas paisagens do mundo. O Trem do Pantanal parte de Aquidauana rumo à cidade de Miranda, destino final do trajeto. São horas viajando no tempo e percorrendo dezenas de pontos históricos, cada passo testemunhado pela exuberância pantaneira.
A história do início do povoamento de Aquidauana começa com a chegada dos espanhóis, que tinham um projeto expansionista em fundar um povoado à margem esquerda do Rio Aquidauana. O nome Aquidauana foi dado pelos índios Guaranis e, significava rio sinuoso.
O rio que dá nome ao município corta a cidade rumo ao Pantanal. Com águas mansas, forma praias movimentadas nos finais de semana, frequentadas por moradores e visitantes que aproveitam para praticar esportes náuticos, tomar banho e pescar.
Depois de curtir o rio, a dica é apreciar a flora e a fauna típicas pantaneiras. A diversidade se espalha pelos parques naturais como o Pirizal, o João Dias e a Lagoa Comprida, frequentados, principalmente, pelas aves.
Anos mais tarde, a cidade passou a se chamar de Aquidauana. A opção pelo nome “Aquidauana” revela a influência da cultura indígena em várias regiões de Mato Grosso do Sul, que tem diversos municípios nominados com termos comuns indígenas. Um dos pontos turísticos da cidade é o Mercadão. Este local não é apenas um centro comercial, e sim um pedaço da história da cidade. Outros pontos turísticos da cidade são: a Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão. Outro local para se visitar é a estação de Aquidauana. Hoje, a estação tem um novo sentido a cidade. Ela passou por uma revitalização e, começou a circular o trem turístico Pantanal, trazendo turistas para conhecerem as belezas do Pantanal sul-mato-grossense. Atualmente, no local é a sede da Fundação de Turismo de Aquidauana. Visitar a estação de Aquidauana é um passeio que todo mudo deveria fazer.
Vale visitar também as aldeias indígenas nos arredores de Aquidauana. Além de conhecer o dia a dia dos índios, aproveite para adquirir o artesanato típico.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.