Busca
-
Mais Recentes
Um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, o Parque das Águas com seis fontes de água mineral com propriedades terapêuticas
Destino perfeito para quem busca relaxar e descansar, Cambuquira tem como cartão-postal o Parque das Águas, repleto de fontes alcalino-ferrosas e carbo-gasosas, lago com pedalinhos e balneário. Chamam a atenção – no parque e também fora dele – as alamedas tomadas por acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras e flamboyants, que colorem e reforçam o clima bucólico da estância.
Destaca-se também, na paisagem, a Serra do Piripau, o ponto mais elevado da região com 1.250 metros de altitude. Do mirante, observa-se as plantações de café que incrementam a economia da cidade. O local oferece rampa para saltos de asa-delta e parapente, além de ser cenário constante de campeonatos de vôo livre.
Cambuquira é famosa ainda por suas guloseimas caseiras, encontrados nas lojinhas do Centro. Merecem destaque os doces de leite e de goiaba, além das compotas e das geléias. Mel, rapadura, pinga e queijo também ocupam lugar de destaque nas prateleiras.
Cambuquira uma Estância Hidromineral, um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude, a origem da cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista deixada como herança para escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart.
A descoberta de fontes de água mineral na propriedade atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas. O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores, fundou-se o Arraial de Cambuquira, fundado no distrito de Campanha. Em 1894 foi inaugurada a Estrada de Ferro, levando progresso e expandindo a população.
Cambuquira foi decretada município no dia 12 de maio de 1909. Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de Estância Hidromineral.
Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do Estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada, na primavera, as flores de centenas de árvores de magnólia perfumam a atmosfera da cidade e é uma atração à parte.
Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação, possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários.
As principais atrações da cidade são o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1 300 metros de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta, oferecendo também a tradicional culinária mineira, às famosas pizzas na pedra e demais pratos da cozinha italiana.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.