Busca
-
Mais Recentes
É uma das maiores Estância Balneária do Litoral Norte Paulista Rio-Santos, com boas praias e ótimas atrações na alta temporada, nas praias de Tabatinga, Prainha e Cocanha as águas são as mais tranquilas da região
Escondida entre Ubatuba e São Sebastião, Caraguatatuba já faz parte do roteiro de quem circula pelo Litoral Norte de São Paulo, graças aos 40 quilômetros de belas praias e à respeitável infraestrutura que reúne shoppings, mercados e muitas lojas.
Caraguatatuba ou Caraguá como é conhecida, é uma das maiores Estância Balneária do Litoral Norte Paulista. De um lado, o Oceano Atlântico banhando as praias, do outro fica a Serra do Mar coberta pela Mata Atlântica.
O município faz divisa com: São Sebastião, Ubatuba, Natividade da Serra, Paraibuna e Salesópolis.
Na orla é possível avistar Ilhabela. Fazem parte do território da cidade a Ilha do Tamanduá e o Ilhote da Cocanha. As praias têm nomes advindos da língua indígena tupi guarani e o significado descreve as belezas naturais de cada uma delas: Massaguaçu quer dizer grande massa de água; Mococa, roça ou plantação; e Tabatinga recebeu este nome por causa de sua areia branca e fina. Tem praias selvagens como a Brava, com boas ondas para surfistas, e badaladas como Martin de Sá, ponto de encontro dos jovens de dia e a noite.
Quem viaja com crianças encontra na Tabatinga, Prainha e Cocanha as águas mais tranquilas da região, além de bares e quiosques que capricham nos pratos e petiscos à base de frutos do mar.
O Parque Estadual da Serra do Mar abriga trilhas, cachoeiras com piscinas naturais e diversas espécies de pássaros, animais e plantas.
A cidade tem uma das maiores malhas de ciclovias do Estado de São Paulo com o mar como paisagem. O percurso começa na Praia das Flecheiras e vai pelas praias do Indaiá, Centro, Camaroeiro e Prainha. A ciclovia termina na praia de Martin de Sá, uma das mais badaladas da cidade.
Para quem curte vôo livre e asa delta, Caraguá conta com uma das melhores rampas para salto de São Paulo: o Morro de Santo Antônio. Este local, possui uma vista deslumbrante para a enseada de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela, além do Oceano Atlântico.
Caraguatatuba é ainda um grande polo comercial com shoppings e lojas de ruas. A cidade possui muitos patrimônios situados na Praça Dr. Cândido Motta (a palmeira imperial, o Obelisco-Torneira, o Relógio do Sol e a Fonte Luminosa), o mais significativo deles é a Igreja Matriz de Santo Antônio com festas e atividades de caráter religioso.
As belezas da mata Atlântica também fazem parte dos atrativos e estão protegidas no Parque Estadual da Serra do Mar. A área de 88 mil hectares abriga trilhas, piscinas naturais e uma infinidade de espécies de pássaros, animais e plantas.
Com cenários variados, a orla reúne praias selvagens – uma delas é a Brava, com boas ondas e surfistas – e badaladas como Martin de Sá, ponto de encontro dia e noite da turma jovem.
Quem viaja com os pequenos encontra em Tabatinga, Prainha e Cocanha as águas mais tranquilas da região, além de bares e quiosques que capricham nos pratos e petiscos à base de frutos do mar. Sempre frescos, camarões, peixes e ostras chegam às mesas seguindo variadas receitas – todas de dar água na boca!
No quesito esportes, Caraguá vai além das atividades aquáticas. Adeptos do voo livre se encontram nos finais de semana no alto do morro de Santo Antônio, a 340 metros de altitude. De asa-delta ou parapente, encantam-se com a paisagem formada pela enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
De bebês a surfistas, há praia para todo mundo nos 40 quilômetros de orla de Caraguatatuba. Em Tabatinga, Cocanha e Prainha, o mar calmo reúne famílias. Já Massaguaçu e Brava têm as melhores ondas da região. Para badalar, siga para Martin Sá, com burburinho dia e noite nos feriados e alta temporada.
Limpa e tranquila, Mococa é menos movimentada que a vizinha Cocanha, mas também abriga diversos quiosques e barraquinhas ao longo da orla em forma de ferradura. O mar calmo e transparente é indicado para a prática de esportes náuticos – pesca e mergulho próximo às ilhas Cocanha e do Tamanduá. Fica a 16 quilômetros do Centro.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.