Chapada dos Guimarães é um destino turístico bem estabelecido no estado do Mato Grosso
A Chapada dos Guimarães é um destino turístico já bem estabelecido no estado do Mato Grosso. É a chapada mais próxima de uma capital, a apenas 56 km de Cuiabá, com isso, é também a de mais fácil acesso.
Além do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, famoso por seus paredões de arenito, o destino oferece inúmeras atrações de ecoturismo, como, grutas, formações rochosas, cachoeiras, balneários, e mirantes, além de outras atrações.
Neste post iremos tirar todas as suas dúvidas para visitar o destino, quando ir, como chegar, quantos dias ficar, onde se hospedar e o que fazer na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
Sobre a Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
O destino de ecoturismo “Chapada dos Guimarães” é formado pelo parque nacional, algumas áreas de proteção ambiental (APA), e propriedades particulares abertas à visitação turística, sendo algumas com a exigência do acompanhamento de um guia, outras não.
Dentro desta região, mas fora do parque fica a cidade de Chapada dos Guimarães MT, que oferece toda a estrutura turística para receber os turistas, com diversas pousadas, restaurantes e opções de comércio.
Porque Chapada dos Guimarães
O primeiro homem branco a se instalar no local da Chapada dos Guimarães foi o paulista Antônio de Almeida Lara, que chegou junto com os bandeirantes para fazer pesquisas auríferas no rio Coxipó.
A primeira denominação do local foi Santana da Chapada, dado pelos jesuítas, depois foi alterado para Chapada de Cuiabá e mais adiante foi alterado para Chapada de Guimarães.
O nome foi dado por sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães. Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição de Visconde de Balsemão, que governava a área.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989. Localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, tem 32.630 hectares em um ecossistema de cerrado, repleto de formações rochosas.
No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes que formam a bacia do rio Coxipó, que abastece a cidade de Cuiabá, que é também, um dos de rios formadores do Pantanal.
A paisagem mais conhecida do Parque da Chapada dos Guimarães é a Cachoeira do Véu de Noiva, porém, o que acho que mais se identifica com a paisagem da chapada é a Cidade de Pedra.
A sede do parque fica a 13 km da cidade de Chapada dos Guimarães MT e está aberto à visitação todos os dias das 9h às 16h e a entrada é gratuita. Algumas atrações são autoguiadas, outras só podem ser feitas com guia credenciado, veja a lista abaixo:
-
Atrações de visitação livre autoguiada – Cachoeira Véu de Noiva e Circuito das Cachoeiras.
-
Atrações guiadas – Cidade de Pedra, Vale do Rio Claro, Morro São Jerônimo e Casa de Pedra.
Quando ir à Chapada dos Guimarães: Melhor época
A Chapada dos Guimarães pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, há uma estação seca e outra chuvosa, bem definidas que podem mudar a sua experiência em alguns dos passeios.
A melhor época para visitar a Chapada dos Guimarães no Mato Grosso é entre maio e setembro, lendo as informações baixo você vai entender porquê!
Estação seca na Chapada dos Guimarães MT
A estação seca vai de maio a setembro, com apenas 25 mm de chuva/mês em média. Os meses de junho, julho e agosto são os mais secos, quando raramente chove na região.
De maneira geral esta é a melhor época para curtir os passeios na Chapada dos Guimarães. Sem chuva, as águas estão no auge de sua transparência e as paisagens com o céu azul mais lindas.
Porém, mais no final da estação seca as cachoeiras estarão com pouca água e algumas menores até secam nesta época.
Estação chuvosa na Chapada dos Guimarães MT
Entre outubro e março chove bem mais, em média 200mm ao mês, especialmente entre dezembro e março. A vantagem desta época é que as cachoeiras estão com bastante água. A desvantagem é que as eventuais chuvas podem estragar alguns passeios.
Temperatura e índice de chuvas
A área do topo da chapada tem um clima um pouco mais ameno do que o restante da região por sua maior altitude, mas nada tão representativo.
No gráfico abaixo é possível ver os índices de chuvas e temperaturas médias no decorrer do ano. Dados da Climatempo.
Mês Min. Máx. Precipitação (mm)
Janeiro – 23° 30° 271 mm
Fevereiro – 22° 30° 239 mm
Março – 22° 31° 232 mm
Abril – 22° 31° 117 mm
Maio – 20° 30° 40 mm
Junho – 18° 30° 13 mm
Julho – 18° 30° 7 mm
Agosto – 19° 32° 16 mm
Setembro – 21° 32° 60 mm
Outubro – 22° 32° 143 mm
Novembro – 22° 31° 189 mm
Dezembro – 23° 30° 245 mm
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica no estado de Mato Grosso, a apenas 56 km de Cuiabá. Já, a cidade de Chapada dos Guimarães MT fica a 69 km da capital do estado.
O acesso é pela rodovia BR-251, com trecho todo pavimentado e em bom estado de conservação (ref. junho 2022).
Como chegar na Chapada dos Guimarães MT
Para quem vem de longe e viaja de avião, a porta de entrada é pelo aeroporto de Cuiabá, que recebe vários voos diários das principais capitais brasileiras, alguns diretos, outros com conexões.
Dependendo do horário de seus voos de ida e volta, considere pernoitar em Cuiabá. Há uma grande oferta de hotéis na cidade.
Chapada dos Guimarães com carro alugado
A partir do aeroporto, a melhor opção é alugar um carro, que irá servir tanto para se deslocar de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, como para visitar boa parte dos pontos turísticos, que ficam afastados da cidade.
O ideal é já montar um roteiro pela região incluindo Nobres, que também precisa de carro alugado.
Obs: Há dois passeios guiados dentro do parque que dependem de carro 4×4, que você terá que contratar o passeio. Há também outros passeios que exigem acompanhamento de um guia local.
Chapada dos Guimarães sem carro
Se não pretende alugar um carro, você pode pegar um ônibus de Cuiabá para a cidade de Chapada dos Guimarães MT. A viação CMT faz o trecho com vários horários diários.
Como circular na Chapada dos Guimarães
O ideal é estar de carro para circular entre as atrações da Chapada dos Guimarães, que são bem espalhadas em áreas do parque e em propriedades rurais num raio de 60 km.
Algumas atrações são acessíveis com todo o trecho em asfalto e algumas com trechos em estrada de chão batido em boas condições. Já, dentro do parque nacional da Chapada dos Guimarães há trechos de areia fofa que depende de carro 4×4.
Se estiver sozinho, pode não valer a pena alugar um carro. Desta forma, agende os passeios com algum guia ou agência que ofereça o transporte aos atrativos. Há também A opção de alugar uma bicicleta para ir às atrações que ficam mais próximos da cidade.
Onde ficar na Chapada dos Guimarães: Dicas de hospedagem
A cidade de Chapada dos Guimarães tem em torno de 20 mil habitantes e oferece uma boa infraestrutura turística para quem vai visitar os pontos turísticos em Chapada dos Guimarães.
Há boas opções de hospedagem na cidade e, estilos variados, além de boas opções de restaurantes, comércio e serviços em geral.
Outras atrações da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
-
Cachoeira da Mata Fria – Pequena queda d’água com piscina natural localizada ao lado da rodovia MT-252.
-
Cachoeira do Nhonho – Pequena queda d’água situada próximo à cidade.
-
Espaço Chapada Aventura – Parque com esportes radicais como arvorismo, rappel, trilhas, paint ball, entre outras atrações.
O que fazer na Chapada dos Guimarães à noite
A vida noturna não é o forte da cidade de Chapada dos Guimarães. O que tem para fazer são mesmo as opções gastronômicas, já que as lojinhas e o comércio em geral fecham cedo.
O que levar em uma viagem a Chapada dos Guimarães
Preparamos um checklist do que levar na mala em uma viagem para Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Parte dos passeios serão na água e sempre em geral, faz calor na região, então fica fácil, confira!
-
Roupas de banho, toalha, shorts e camisetas.
-
Leve um ou dois agasalhos leve, à noite pode refrescar um pouco.
-
Protetor solar e repelente.
-
Chinelo, papete, óculos de sol, chapéu ou boné.
-
Se for fazer alguma trilha mais longa leve tênis ou botina e calça de trilha.
-
Celular para fotos, não precisa Gopro ou saco estanque, a não ser se vá também para Nobres.
Fonte: Viagens e Caminhos.