Coruripe é considerada uma das áreas mais paradisíacas e também com belas lagoas.
Considerada uma das praias mais paradisíacas de Alagoas, tem o Farol do Pontal como símbolo
Nas Praias de Alagoas, Coruripe é considerada uma das áreas mais paradisíacas, e também com belas lagoas. A cidade também é conhecida pela beleza de suas praias e lagoas que atraem milhares de turistas. As praias mais badaladas: Pontal do Coruripe, Miaí de Baixo e de Cima e os baixos de Dom Rodrigues que é ótima para a prática de mergulho. Entre as lagoas estão a de Jequiá, Escura, Guaxuma, Vermelha e a Lagoa do Pau, de rico manancial.
Durante quase todo o ano, Coruripe é festa: a festa do Bom Jesus dos Navegantes e de São Sebastião (janeiro), Festival do Côco (fevereiro), São José do Poxim (março), Emancipação Política (maio), São Roque (agosto) e da padroeira Nossa Senhora da Conceição (dezembro).
A igreja de São José do Poxim é um desses marcos, com sua frágil decoração em madeira esta obra de arte remonta aos fins do século. A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Coruripe, é um dos cartões postais da cidade, antes de ser o que é hoje foi em primeiro lugar uma pequena capela rústica. O farol do Pontal é um dos símbolos de Coruripe está presente no logotipo da cidade.
O povoado escondido no extremo sul de Alagoas ainda não foi descoberto por boa parte dos turistas que lotam as praias de Maceió. A cem quilômetros da capital, a rústica vila preserva a paz e a tranquilidade em meio a enormes coqueirais que contornam o mar cristalino e as areias brancas, finas e desertas. O farol e os gigantescos recifes completam a paisagem intocada.
Nos arredores de Coruripe estão outras belas praias – sempre salpicadas por coqueiros. Pituba, a cerca de 20 quilômetros, é perfeita para relaxar e passear de bugue. São quatro quilômetros de orla pontilhada por corais e sem movimento algum.
Lagoas e riachos também fazem parte do cenário, caso das praias da Lagoa do Pau e de Barreiras, tão desertas quanto Flexeira, do Toco, do Poço e Miaí de Baixo. Para caminhar e petiscar, a dica é curtir a praia de Miaí de Cima.
Também fazem a fama da região o belo artesanato em palha de ouricuri, uma espécie de palmeira local. Bolsas, tapetes, mandalas e jogos americanos trançados e coloridos são produzidos por uma associação de mulheres e encontrados no Pontal de Coruripe, a dez quilômetros do centrinho.
Já os trabalhos em palha de taboa – bandejas, potes e cestas – são feitos pelas artesãs de Feliz Deserto, um povoado vizinho.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.