Busca
-
Mais Recentes
Um dos principais cartões-postais do Ceará, a praia de Cumbuco pertence à cidade de Caucaia, a apenas 17 quilômetros da capital. Point dos fortalezenses nos finais de semana, a praia é local de embarque para tranquilos passeios de jangada e também de emocionantes tours de bugue em meio às dunas branquinhas que contornam a região.
Caucaia integra Região Metropolitana de Fortaleza, e apresenta-se atualmente como um dos principais polos turísticos do Ceará, tendo o segundo maior fluxo turístico do estado, devido a influência polarizadora da metrópole Fortaleza e praia do Cumbuco.
Na lógica turística metropolitana, destacam-se a concentração de empreendimentos e investimentos turísticos nos espaços litorâneos.
O município é o palco principal dos esportes de vela, principalmente o kitesurf. Cumbuco é o principal destino turístico de Caucaia. A localidade é conhecida mundialmente, por sua paisagem natural com lagoas, rios, dunas e, pela prática de esportes náuticos como o kitesurf, e o surf.
Cumbuco destaca-se ainda por ser a única área a ter todos os tipos de acomodações em Caucaia, incluindo-se um resort de bandeira internacional de origem portuguesa.
Beneficia-se pela proximidade com a Metrópole Fortaleza e dos recursos financeiros privados e estatais. Caucaia tem 44 km de litoral, dos quais 28 km fazem parte das localidades litorâneas de Caucaia-Sede e os 16 km restantes pertencem ao distrito de Guararu e Catuana, inseridos na Área de Proteção Ambiental do Rio Cauípe e Estação Ecológica do Pecém. Suas praias estão entre as mais frequentadas, quer pelas suas amenas e límpidas águas do atlântico sul, quer pelas suas dunas de areia fixas e móveis, seus coqueirais, mangues e lagoas naturais que fazem deste lugar um paraíso de beleza indescritível.
O passeio motorizado inclui visitas às belas lagoas de Cauípe e Parnamirim – onde a criançada faz a festa descendo os montes de areia em pranchas de madeira até cair na água. Na Lagoa do Banana, a mais concorrida da área, adeptos do windsurf, caiaque e jet-ski batem ponto o ano inteiro, assim como as lanchas que oferecem passeios de banana-boat.
Os ventos constantes em Cumbuco atraem a turma do kitesurf e fazem da praia um dos cenários preferidos para sediar etapas de campeonatos nacionais e internacionais.
E por falar em esportes radicais, os surfistas também encontram um belo pico na região. A praia de Icaraí oferece excelentes ondas e frequentemente reúne os maiores nomes do surf mundial nos campeonatos ali realizados.
Entre uma manobra e outra, a garotada aproveita para degustar as delícias regionais – peixes e caranguejos – servidas com fartura nas barracas à beira-mar.
Praia de Cumbuco –
As dunas e as lagoas que emolduram Cumbuco fazem da vila de pescadores um parque natural de diversões. O destino é repleto de atividades na areia e na água, como passeios de jangada e de bugue, esquibunda… Por conta dos bons ventos, a praia é considerada uma das melhores do mundo para a prática de kite e windsurf.
Um dos cartões-postais da região é a lagoa do Banana, movimentada nos finais de semana por conta das barracas instaladas ao redor. Dentro dá água, lanchas, jet skis, caiaques, pranchas de wind e banana-boats dividem a bela paisagem. Uma das maneiras mais divertidas de chegar ao local é através de um passeio de bugue em meio às dunas e coqueirais. O roteiro pode incluir ainda as lagoas de Parnamirim – com parada para banho e descida de esquibunda – e de Águas Cristalinas, de onde se tem uma bonita vista do rio Cauípe. O ponto final é a praia de Barra do Cauípe, com lagoa, barracas e esportes náuticos.
O ponto de partida dos passeios de bugue, cavalo, jegue, quadriciclo e jangada é a praia de Cumbuco, a preferida dos adeptos do kitesurf, windsurf, surf e paraglider. O melhor período para a prática dos esportes é entre os meses de julho e fevereiro, quando sopram os ventos alísios.
Ótimo lugar pra quem curte beleza e adrenalina, pois os passeios de Bugres são super radicais, lá também possuem eski bunda e tirolesa e lagoas naturais para dar um mergulho. Geralmente os pontos de apoios são em restaurantes com toda a infra estrutura.
Fonte: Guia do Turismo Brasil Férias Brasil.