No Balneário da Estância Hidromineral de Ibirá, experimente o tradicional banho de imersão
Ibirá é uma Estância Hidromineral, localizada a 420 km do estado de São Paulo, é muito procurada pela qualidade e pela quantidade de águas vanádicas (águas com grande concentração do elemento químico Vanádio). Essas águas possuem um grande poder de cura.
O Balneário “Evaristo Mendes Seixas” oferece os tradicionais banhos de imersão nas águas vanádicas, esta experiência é única, e proporciona bem-estar ao indivíduo. Segundo especialistas, está água possui poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. Nas termas de Ibirá, essas águas minerais (vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas), são distribuídas pelas fontes: Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Sara Cura e Seixas. Uma fonte mestra disponibiliza água mineral medicinal da fonte Ademar de Barros ao sistema de banhos, com capacidade para oferecer muitos banhos por dia.
Um dos principais pontos para se visitar é o Parque das Termas de Ibirá, que conta com: lagos, uma pequena ilhota, uma mini península (que serve de habitat para os gansos nativos) e uma pista de Cooper (para a prática e atividades físicas em contato com a natureza). Outro destaque de Ibirá é o Bairro de “Vila Ventura”, a 15 km da sede do município.
A cidade de Ibirá, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1921. A localidade está em uma altitude de 446 metros em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.780 habitantes. A área total de Ibirá é de 271,3km², e sua densidade demográfica é de 36,05hab/km² (habitantes por km²).
História da Cidade:
Ibirá, tem suas origens nas terras doadas por D. Pedro II, o Imperador, para Antônio Bernardino de Seixas e seus filhos João e José Bernardino de Seixas, que por volta de 1878-1880, acamparam a beira do Córrego das Bicas, onde localiza-se hoje o Distrito de Termas de Ibirá.
Teve como primeira denominação, Freguesia da Cachoeira; posteriormente, Freguesia de Ibirá. Em Agosto de 1906, pela Lei nº. 996, era criado o Distrito de Paz, que em 13 de maio de 1913, foi elevado a categoria de Distrito Policial.
Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de Município, através da Lei nº. 1817, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922.
Passou a ser considerado Estância Hidromineral pelo Decreto Lei nº 13.157, de 30 de dezembro de 1942.
A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. Os efeitos curadores permanecem e tais curas, tem comprovação.
Fontes de Água: Fonte Saracura, Fonte Carlos Gomes, Fonte Seixas, Fonte Jorrante, Fonte Ademar de Barros.
Ao chegar a Ibirá, os visitantes se deparam com um estilo característico de vida, baseado nos costumes típicos do interior paulista, enriquecido pela tradicional Estância Hidromineral do município.
À apenas 6 km da cidade, encontra-se o pitoresco núcleo urbano, onde está localizado o Parque das Termas de Ibirá, que conta com serenos lagos, a pequena ilhota e a mini península que, servem de habitat para os gansos nativos.
Os visitantes organizam piqueniques no bosque, usufruem das piscinas, da pista de Cooper, que proporciona a prática e atividades físicas em contato com a natureza, em uma paisagem que une a variedade da fauna e da flora à antiga e singela arquitetura local.
Principais Pontos Turísticos:
Águas Terapêuticas
A estrutura do Balneário “Evaristo Mendes Seixas” oferece os tradicionais banhos de imersão nas águas vanádicas, única com propriedades que proporcionam maior bem-estar ao indivíduo, por contarem com poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. Os banhos e a ingestão dessas águas vêm sendo utilizados de forma associada aos tratamentos direcionados às áreas da estética, fisioterapia, massoterapia, acupuntura e a outras técnicas, desde as milenares às mais avançadas.
Cinco Fontes Compõem o Conjunto Hidromineral das Termas:
Nas termas de Ibirá, encontram-se as águas minerais vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas, entre outras qualidades, distribuídas pelas fontes: Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Sara Cura e Seixas. Uma fonte mestra disponibiliza água mineral medicinal da fonte Ademar de Barros ao sistema de banhos, com capacidade para oferecer até 500 banhos por dia.
Composição da Água
Não há registro de que existam outras águas brasileiras semelhantes às encontradas em Ibirá. São águas bastante alcalinas, com PH próximo a 10, ressaltando que nessas águas não se encontra o anidrido carbônico livre ou semi combinado.
Além desta propriedade que lhe é peculiar, apresentam outras que lhes empresta o íon sulfídrico em pequena quantidade, fazendo com que elas dissolvam a matéria graxa proveniente da exsudação do corpo e que lhe fica aderente, bastando friccionar o corpo em contacto com a água para que fique completamente limpo e liso, devido a ação do sulfidrato de sódio e provavelmente, também, pela de outros elementos alcalinos, tornando-se desnecessário o uso de sabão.
Vanádio
São raríssimas as situações em que foram identificados locais com águas em cuja composição se encontra o vanádio. Em toda crosta terrestre, está presente em apenas 0,02% de toda a superfície. O caso mais conhecido, além de Ibirá, ocorre em Vichy na França.
Serviços Oferecidos no Balneário
Atualmente o Parque das Termas disponibiliza os seguintes serviços:
– Banhos de Imersão
– Saunas Úmida e Seca
– Duchas Escocesa e Circular
– Hidromassagem
– Chuveiro Agulha
– Aluguel de toalha
– Áreas de Lazer e Camping
– Piscinas/Toboágua
– Pista de caminhada
O Balneário conta com profissionais especializados nas áreas de Acupuntura, Estética, Fisioterapia, Massoterapia e Podologia oferecendo os seguintes serviços, que podem ou não incluir seção de avaliação:
– Acupuntura
– Drenagem Linfática
– Fisioterapia Neurológica
– Fisioterapia Ortopédica
– Hidratação podal
– Limpeza de Pele
– Máscaras Faciais
– Massagem Relaxante
– Massagem Pedras Quentes
– Pilates Clinico
– Reflexologia podal
– RPG/EPI
– Terapia Manual Integrada
– Tratamento Podológico
O atendimento a esses serviços são feitos através de agendamento antecipado pessoalmente na recepção do Balneário ou pelo telefone (17) 3551-1313.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias.