O charme das fazendas históricas e centenárias de Rio das flores completam o seu destino de viagem
Rio das Flores é uma pequena cidade que está na região fluminense serrana com maior número de fazendas históricas.
Com construções históricas, Rio das Flores tem muitas cachoeiras, mirantes e trilhas. Tem a igreja Matriz de Santa Tereza D Ávila, nesta igreja Santos Dumont e sua irmã Sofia foram batizados.
Rio das Flores faz parte da região turística do Vale do Café, possuindo fazendas históricas que prosperaram durante o Ciclo do Café no século XIX e trouxeram desenvolvimento econômico para a região, além de edificações históricas como a Igreja Matriz de Santa Teresa d’Ávila (local de batismo de Santos Dumont e de sua irmã Sofia). Outros atrativos são o Museu da História Regional e o Festival do Vale do Café que ocorre anualmente, além das belíssimas cachoeiras da região.
As antigas fazendas de café, preservadas que viraram pousadas. A fazenda União, do ano de 1836 com 900 metros quadrados, pertencia ao Visconde de Rio Preto, apresenta coleções de arte sacra e peças do século XIX que pertencia à Imperatriz Leopoldina ou à Dom João IV. Os quartos decorados e equipados dentro da casamuseu para receber os turistas. Oferecem também quartos no casarão com mobiliário de época, tem quartos decorados no espaço que antigamente era uma senzala.
A visitação deve ser agendada com antecedência. O mirante da Boa Vista é um dos mais visitados por conta da vista panorâmica e pelo pôr do sol. No passeio deve incluir uma visita à vila de São José das Três Ilhas, a 35 quilômetros nesta mesma região.
O arquitetônico e belo conjunto formado pela igreja de pedra e dezenas de casarões do século XIX já vale a viagem pela linda estrada de terra. Em Julho, o povoado se movimenta com a festa do padroeiro e com quermesses, as barraquinhas, apresentações de bandas e corais da região.
Lugar tranquilo e de gente hospitaleira, Rio das Flôres também foi um município que se destacou com a produção de café no Século XIX. Memórias daquela época poderão ser encontradas na Matriz de Santa Tereza D’Ávila e em fazendas históricas como a do Paraíso e a União.
Rio das Flores, ao longo de sua história, foi cenário de eventos marcantes como o batizado de Santos Dumont, na Matriz de Santa Tereza D’Ávila, nosso ilustre brasileiro, considerado o pai da aviação.
Além de atrativos históricos e culturais, Rio das Flôres é um excelente destino para os praticantes do ecoturismo com seus mirantes, trilhas e cachoeiras.
Um outro ponto de destaque da cidade é o artesanato. Muitas peças são confeccionadas a partir da taboa, uma planta tão abundante em Rio das Flôres, que dá nome a um de seus distritos.
o município é constituído de 4 distritos: Rio das Flores, Abarracamento, Manuel Duarte e Taboas.
Fonte: Guia do Turismo Brasil, Prefeitura de Rio das Flores e Wikipedia.