Peruíbe, localizada no Litoral Sul Paulista, é conhecida como Terra da Eterna Juventude
Localizada no litoral sul paulista, próxima a Itanhaém, Peruíbe é conhecida como “Terra da Eterna Juventude” devido a um produto mineral encontrado na região chamado Lama Negra, que têm propriedades medicinais e oferecem saúde e beleza as pessoas.
Peruíbe reúne atrações para turistas dos mais variados estilos. Quem viaja com a família encontra boas opções de hospedagem e praias de águas calmas. Já a turma jovem aproveita as boas ondas e os campings de Guaraú, além da vida noturna agitada – mas se o objetivo é fugir do burburinho, as dicas são as praias de Barra do Una e Caramborê.
As praias são os grandes atrativos de Peruíbe, mas as cachoeiras também têm espaço nos roteiros dos turistas. Os cenários mais intocados, porém, ficam nos arredores da Estação Ecológica da Juréia-Itatins, uma área de 80 mil hectares de mata Atlântica e que abriga poços, cascatas, rios e praias. Para curtir a paisagem e conferir os encantos naturais com boas doses de aventura, a dica é embarcar nos passeio de canoa – canadenses e havaianas!
Cada tribo tem sua praia em Peruíbe. Jovens e surfistas se encontram em Guaraú, emoldurada por ondas, campings e mata Atlântica. Já as famílias batem ponto na orla urbana, enquanto quem quer descansar encontra sossego na Prainha, protegida por muitas pedras.
O principal ponto turístico da cidade é o Aquário de Peruíbe. Este aquário conta com mais de 20 recintos que representam diferentes ecossistemas aquáticos, dentre eles: o Manguezal, a Praia Arenosa, o Costão Rochoso, o Pantanal e a Amazônia.
O visitante poderá conhecer cerca de mais de 80 espécies de animais, entre eles invertebrados, peixes e répteis. A maior atração é o tanque dos tubarões, com 16 mil litros de água salgada e reúnem tubarões bambu, raias prego, xaréus e garoupas. Outro atrativo diferenciado é o tanque de toque, onde é possível observar de perto e inclusive tocar em anêmonas, ouriços, pepinos e estrelas-do-mar, além de caranguejos aranha e baú.
Com o tema “Conhecer para Preservar”, o Aquário oferece também aos visitantes oficinas temáticas, ciclos de palestras, cinema que exibe a cada hora um documentário diferente e, o mini museu com exposições sobre tubarões, peixes curiosos, conchas e moluscos.
O Complexo Termal é outro local para se conhecer. O complexo possui várias alternativas de tratamento em Peruíbe, destaca-se a Lama Negra que além de ser medicinal é também um grande recurso de estética e relaxamento.
Outros pontos turísticos da cidade são: a Praça Ambrósio Baldim, conhecida como Praça Redonda (uma ótima opção para passeio noturno, com praça de alimentação e lojas de variedades); a Praça Flórida (tem a mais bela e verdadeira Feira de Artesanato Regional com área de lazer e de alimentação); e a Praça Monsenhor Lino de Passos (Praça da Igreja Matriz) onde estão também localizados: o relógio de sol, o coreto, a estátua do Padroeiro São João Batista e a Colônia dos Pescadores.
Para os fãs da natureza são oferecidos passeios que levam a cachoeiras e praias desertas, além de trilhas emolduradas pela mata Atlântica nos arredores da Estação Ecológica Juréia-Itatins.
No Centro da cidade a atração é a orla urbana, emoldurada por jardins bem cuidados que contornam o calçadão e a ciclovia. No verão, a iluminação garante movimento também à noite, nos quiosques e na areia.
Outro atrativo de Peruíbe também encontrado na área é a caldeirada, um prato típico à base de postas de peixe e frutos do mar fresquíssimos e servidos nos restaurantes especializados em pescados. De dar água na boca!
O balneário fica agitado de verdade durante as férias de verão e os feriados prolongados. Nos finais de semana comuns, o movimento é tranquilo.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.