Busca
-
Mais Recentes
Rio Quente, integrante da Região das Águas Quentes, rodeada pela bela vegetação e fauna do cerrado, abriga o maior rio de águas termais, com temperatura média de 38º numa extensão de 12 km, até o Rio Piracanjuba.
O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante. Neste cenário único, o aquecimento das águas surge com a chuva que penetra nas rachaduras das rochas e se infiltra no solo, ocorrendo o fenômeno do aquecimento.
A 30 km de Caldas Novas, a cidadezinha é famosa por abrigar uma das maiores atrações turísticas do estado – o Rio Quente Resorts, um complexo de hotéis que inclui ainda o Parque das Fontes (com bares molhados, duchas massageadoras, ofurô e piscinas térmicas que funcionam 24 horas) e o Hot Park, mais radical e divertido, com corredeiras, toboágua e até uma “praia”!
Rio Quente é um importante polo turístico do Estado de Goiás, sendo visitada anualmente, por milhares de turistas, entre brasileiros e estrangeiros. Este paraíso de águas termais foi descoberto pelo bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, que deparou com o rio de águas quentes, desde então a notícia espalhou e a região passou a ser constantemente visitada.
A cidade foi tida como “Patrimônio de Caldas Novas” quando após um plebiscito, os votos favoráveis à sua emancipação foram vencedores. A população é conhecida por ser altamente receptiva e acredita que seu patrimônio cultural e turístico, seja o próprio rio de águas termais, pois tudo que aqui é gerado é em função deste rio.
Entre as atividades oferecidas pelo Hot Park estão aulas de surf, mergulho e stand up paddle. A diversão continua também fora da água, com arvorismo, tirolesa, rapel, escalada e hot fly (uma espécie de tirolesa que simula um voo de 90 metros de extensão, a 20 metros de altura, chegando a uma velocidade de 40km/h).
Ainda no complexo, o Eko Aventura Park oferece uma pegada focada na natureza. Em um terreno tomado pelo verde acontecem passeios de quadriciclo, rafting e duck, além de guerra d´água, arco e flecha e tiro ao alvo.
E por falar em natureza, é imperdível explorar o Parque Estadual da Serra de Caldas, com 120 quilômetros quadrados, entre Caldas Novas e Rio Quente. Por lá, as atrações ficam por conta das trilhas que levam a cachoeiras em meio ao cerrado preservado e repleto de espécies de flores, dependendo da época do ano. E ainda tem mirantes – a mais de mil metros de altitude – que descortinam as cidades da região.
O município ainda conta com o turismo religioso, pois aqui se localiza a “Casa de Maria”, afiliada à Associação Família de Nazaré. A Cidade de Rio Quente situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro a março, com uma temperatura média anual, oferecendo aos turistas excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.
Na hora de experimentar as delícias goianas, como os famosos empadões, todos os caminhos levam ao bairro Esplanada, que cresceu ao redor dos hotéis e parques aquáticos. Por lá, funcionam vários bares, restaurantes e lanchonetes, além, de feirinhas gastronômicas – a dos Ipês é uma das mais concorridas, com barraquinhas variadas e música ao vivo.
O Município de Rio Quente, que antes era distrito de Caldas Novas, embora de pequena dimensão territorial, tem uma boa agricultura, com cultivo de milho e arroz e pratica a pecuária de leite. No entanto sua fonte de recursos principal está no complexo turístico com renome internacional.
Cidade tranquila e agradável, suas ruas e praças refletem a simplicidade e a beleza de uma cidade construída por aqueles que amam a natureza. O acesso a este lugar paradisíaco é fácil e seguro, por terra através de boas estradas e pelo ar através das principais companhias aéreas.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.