Dourado tem forte vocação turística em função de sua beleza natural, Turismo Rural e o Turismo de Aventura
Dourado impressiona pela imponência de seus casarões construídos no final do século 19, e tem como outras opções uma forte vocação turística em função de sua beleza natural, Turismo Rural e o Turismo de Aventura
Dourado, uma cidade tranquila, com apenas 9.000 habitantes, o município impressiona pela imponência de seus casarões construídos no final do século 19. Também chama a atenção a paisagem da zona rural. Rodeada por vales e colinas e pelas florestas que recheiam o relevo, resistindo à monocultura de cana-de-açúcar.
Dourado é grande em opções para o descanso e o lazer. Além da beleza e do ambiente diferente que predominam na cidade, a zona rural surpreende. Localizada em uma região com forte vocação turística em função de sua beleza natural, o turista que vai para Dourado pode praticar rapel, boiacross, arborismo, mega-tirolesa, rafting, montain-bike, entre outros esportes mais populares. Mas para quem não deseja se aventurar nesse campo cheio de emoções fortes, pode escolher outros passeios que buscam contemplar a natureza.
Em alguns casos, o contato com os animais silvestres também é possível, como conhecer de perto a graça e a simpatia dos macacos que rodeiam as propriedades rurais. Há ainda os passeios a cavalo, que dispensa comentários. Os animais são simplesmente um encanto. São vários casarões que mantiveram suas características originais ao longo do tempo.
As escolas, por exemplo, são prédios grandes, imponentes, com suas madeiras originais e a forte influência da arquitetura francesa, o que faz as construções ficarem charmosas e atraentes, mesmo depois de tanto tempo. Por toda a cidade, há casarões dignos de foto. Mas há outro fator que o turista deve prestar atenção: o centro de Dourado. Praticamente todo o comércio ainda prefere manter a fachada de suas construções à mostra, valorizando a arquitetura antiga e preservando a história. Não há adaptações de marquises, toldos e qualquer outro tipo de interferência.
A Praça da Matriz também é outro destaque que enriquece o visual a cidade, oferecendo para os moradores e turistas lazer e bem-estar. Vale conhecer o prédio da Igreja Matriz de São João Batista, construída no início do século XX. Anos depois, a Igreja foi contemplada com a pintura a óleo que ilustram a fé católica. A obra de arte, em estilo germânico, é assinada pelo artista plástico Franciscus Pavlovic.
O turismo religioso também atrai para a cidade, centenas de fiéis de outras cidades, que visitam Dourado para participar da tradicionalíssima missa apresentada pelo padre José Antonio, ministrada na Igreja Matriz de São João Batista, que abençoa os fiéis com água e sal.
O Turismo Rural e o Turismo de Aventura de Dourado associado ao clima, com temperaturas anuais em torno de 20º graus C; as belezas naturais do cerrado; ao relevo montanhoso e a presença dos rios Jacaré Pepira e Ribeirão Bebedouro são fortes atrativos para os turistas que buscam tranquilidade e aventura.
Além de suas belezas naturais e arquitetônicas, Dourado também se destaca por sua vocação para o artesanato, que agora está se diversificando, tendo, ainda, como ponto forte a produção de móveis fabricados de maneira artesanal. A Casa do Artesão é um exemplo que ilustra essa força.
Em 2005, mais de 40 pessoas participaram das oficinas gratuitas de artesanato ministradas pela Casa do Artesão. Esta foi a primeira parceria que a entidade firmou com o Departamento de Cultura para viabilizar o projeto.
A Casa do Artesão atua na formação e no preparo dos artesãos da cidade para o comércio. Seus associados participam de cursos e têm espaço garantido em diversas feiras de artesanato regionais e também nos eventos em que a Casa do Artesão participar.
Com a reforma da Rodoviária, em dezembro de 2005, a Casa do Artesão ganhou novo local. A Prefeitura destinou um dos novos espaços comerciais para que a Casa do Artesão comercialize seus produtos. A fabricação de móveis artesanais também é outro destaque. No passado, nos tempos áureos da ferrovia, havia várias marcenarias na cidade que atuavam na fabricação de vagões. Com a desativação do trem, a queda do café, os marceneiros passaram a fabricar móveis.
Por essas e outras, Dourado é uma cidade que chama atenção. Motivos para visita-la é que não faltam.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Prefeitura de Dourado.