Pedro Canário Doce Terra Morena, localizada no extremo norte do Espírito Santo
Entre os atrativos turísticos estão a Igreja Matriz e o Patrimônio hídrico regional, Lagoa Augusto Ruschi
A cidade de Pedro Canário, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1983. A localidade está em uma altitude de 140m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.522 habitantes. A área total de Pedro Canário é de 433.453km², e sua densidade demográfica é de 49,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedro Canário, ES é 29970-000.
Entre os fatores que contribuíram para o surgimento de Pedro Canário citem-se: instalação, em 1934, da Cia. Industrial de Madeiras; em consequência, abertura de estradas para transporte da madeira; instalação da Fazenda Paulista, em 1953; conclusão, em 1962, do trecho rodoviário São Mateus-Mucurici; instalação de farinheiras e serrarias; desvio do tráfego rodoviário da vila de Taquaras para o núcleo urbano de Pedro Canário, assim chamado em referência a um pequeno comércio de secos e molhados pertencente a Pedro Canário Ribeiro. O município foi criado em 23 de dezembro de 1983, pela Lei nº 3.623, e instalado em 15 de janeiro de 1985.
Doce Terra Morena, localizada no extremo norte do Espírito Santo, fazendo fronteira com o Estado da Bahia.
Pedro Canário possui diversos atributos positivos. Sua localização estratégica conta ainda no centro da cidade com a Lagoa Augusto Ruschi, um dos maiores patrimônios hídricos regionais e cartão-postal da cidade.
O Município tem a flora e a fauna reinantes, trilhas ecológicas, vales, cachoeiras e rochedos de encher os olhos de amantes da natureza e praticantes de esportes de aventura. Entre os atrativos turísticos estão a Igreja Matriz (com o afresco italiano sobre o altar), Residência Oficial do Fundador, Cachoeira dos Pretos, Córrego do Engano, Vale do Itaúnas, Cachoeira Criminosa, Sítio Nova Descoberta, Cachoeira do Ubirajara, Trilhas Ecológicas de Floresta do Sul, Cachoeira da Igreja e as Duas Torres, entre outros.
Outro atrativo local é a riqueza cultural reinante. Apesar da falta de apoio público e a escassez de investimentos na cultura, os artistas seguem firme o sonho cultural. Entre as riquezas culturais existentes estão a Cristal Orquestra; Grupo Folclórico Folia de Reis; Blocos de Folia (Chapadão, Otilasquei, Cachaça Lascada e Puro Álcool); Banda Marcial; Grupo de Teatro Amador Canariense (Grutac); Associação Canários Senzala; Grupo Estrelas da Dança; Artesã Íris Duarte; Cia de Dança Chairô; Artista Plástica Rute Soares; Grupo Teatral Anhanguera; entre outros.
A cidade respira ainda o sucesso na realização de grandes eventos famosos em toda região: Festival das Estrelas, Encontrão Cultural, Auto da Paixão de Cristo, Procissão de Corpus Christi, Festa da Padroeira, Forró da Tábua Lascada, Jesus na Praça, Arraiá do Gonzagão e Marcha para Jesus.
Principais Pontos Turísticos:
Atrativos Naturais
A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a dório Itaúnas, podendo ainda serem citados os rios Córrego Douradinho, Rio do Engano, Floresta do Sul e Ribeirão Dourado. Para abastecimento da cidade, o rio destacado é o Itaúnas, cuja área é de 430,0 km2.
Os fatores físicos-químicos pesquisados nos vários trechos desses rio relatam temperatura, PH (potencial de concentração hidrogeniônico), transparência, condutividade e concentração de hidrogênio dissolvido. Dentre os aspectos ecológicos examinados preliminarmente, um quadro de grande alteração do rio é sugerido.
Nas zonas mais altas e próximas às cabeceiras, a qualidade da água é boa e a fauna aquática é diversa, embora pouco numerosa. À medida que se aproxima do trecho junto ao município de Pedro Canário, observam se que as formações de terrenos que compõem o encaixamento do rio encontram-se em acentuado estado de erosão.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias.