Busca
-
Mais Recentes
No Litoral Sul do Rio de Janeiro, encontra-se a Costa Verde, um lugar de beleza incomparável, serra e mar em perfeita harmonia, com patrimônios históricos únicos e muita hospitalidade. O espetáculo da Costa Verde tem como protagonista Mangaratiba.
Fundada em 1700, a pequena enseada de Mangaratiba é pontilhada por hotéis, resorts e condomínios. Com infraestrutura de primeira e variadas atividades de lazer, os empreendimentos se tornaram o grande atrativo da região.
O belo litoral é emoldurado pela Mata Atlântica, ainda intocada, que começa na Baía de Sepetiba e estende-se até a da Ilha Grande. A sede do município localiza-se numa pequena enseada na Baía de Mangaratiba.
No centro da cidade, encontram-se prédios centenários, como igrejas, casarões e centros culturais. A praia de Mangaratiba possui ancoradouros que atendem diversas embarcações de pesca e de passageiros na região.
Há seis distritos: Mangaratiba, que abriga a sede do governo municipal, Itacuruçá, Muriqui, Praia Grande, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto; todos possuem inúmeros atrativos para os visitantes.
A cidade, porém, oferece praia para todos os gostos. Entre elas estão Muriqui, urbanizada e com quiosques; praia Grande, com vegetação nativa; e a tranquila Ibicuí, com 600 metros de extensão contornados por casas de veraneio e águas mansas perfeitas para a prática de esportes náuticos.
Mangaratiba tem mais de 400 anos de história, nas décadas com a construção da rodovia Rio – Santos, a cidade deu um salto considerável na economia e iniciou uma nova era, começando a trilhar novos rumos para o turismo tornando seus atrativos naturais, patrimônios – históricos culturais, alguns conhecidos pelo mundo (a exemplo) as famosas ilhas tropicais e nosso recém inaugurado Museu das Conchas. Esse paraíso a apenas 105 km da cidade do Rio de Janeiro e portal de entrada da Costa Verde dispõe de ilhas paradisíacas e praias com águas cristalinas propícias ao banho e ao turismo náutico.
O município é privilegiado também por serras que encantam por sua geografia, cachoeiras e rios de águas límpidas e transparentes, trilhas com vistas inacreditáveis onde as caminhadas ecológicas fazem parte de roteiros encantadores, esportes radicais como rapel e outros que são opções para o turismo de aventura. A história traduzida por vários monumentos tombados transcrevem o verdadeiro ciclo do café no período imperial.
Falar de Mangaratiba é atestar uma eterna história de amor em sintonia total com a natureza, um município onde a exuberância de suas belezas, descreve na geografia um grande espetáculo a céu aberto encenado por serra, mar e ilhas. Portal de entrada e primeiro destino de uma das regiões mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros, a Costa Verde. Seus encantos se definem ao longo de 06 (seis) distritos, cada um com inúmeras opções em atrativos naturais. A cidade hoje dispõe de roteiros diversificados, um rico Patrimônio- histórico que retrata a era Imperial, é pioneira em turismo náutico principalmente no pólo (ilhas tropicais), localizadas em Itacuruçá, um distrito do município.
Do cais de Mangaratiba partem os barcos que levam às muitas ilhas da região, entre elas, a paradisíaca Ilha Grande.
Quem prefere manter os pés em terra firme encontra cachoeiras, picos e construções históricas que podem ser descobertas através de caminhadas por trilhas. Entre as mais bonitas estão as que cortam a serra do Piloto, com vistas panorâmicas, ruínas de fazendas de café, piscinas naturais e vilas de pescadores.
A cidade orgulha-se também dos prédios que guardam e contam a história da região. Merece destaque a matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses. Já o Solar do Barão de Sai, um casarão neoclássico do século 19, foi restaurado e transformado em espaço cultural.
Fonte: Guia Cultural e Turístico de Mangaratiba, Guia do Turismo Brasil e Féria Brasil.