Tucuruí principal destino para os turistas que vão ao Pará. A cidade possui uma culinária regional muito saborosa
Tucuruí, cidade que reluz Exportando mais energia para o Pará e parte do Brasil, consolidando sua posição como polo de uma região em crescente desenvolvimento, o município de Tucuruí, sudeste do Pará, cresce cada vez mais e reluz com a energia de um povo trabalhador, hospitaleiro, alegre e festivo. Desde sua emancipação, em 31 de dezembro de 1947, em mais de meio século de desenvolvimento, Tucuruí cresceu extraordinariamente em função do rio, que trouxe a prosperidade para a região com a construção da usina hidrelétrica.
A cidade é famosa por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta maior do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada pela Eletronorte, desde 22 de novembro de 1984.
Tucuruí é atualmente, um dos principais destinos procurados por turistas que vêm ao Pará no mês de julho. A cidade possui uma culinária regional saborosa, um carnaval fora de época que leva cerca de 20 mil brincantes atrás dos trios elétricos, uma vista grandiosa de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e as paisagens em diversas ilhas de água doce artificiais.
A 480 quilômetros da capital, o município cuja infraestrutura e história recente se confundem com a construção da maior hidrelétrica, cresce e se firma com uma economia sólida e que tem em uma formação sociocultural diversificada – graças à migração de trabalhadores de todas as regiões do país, a vontade de construir um município cada vez melhor para se viver.
A cidade se transforma em um convite interessante para os veranistas que desejam seguir novos rumos nas férias. O Carnaré está entre os maiores carnavais fora de época do Pará. Organizado em blocos, os trios arrastam foliões pelas ruas da cidade até o Marquês de Santo Antônio, segundo os tucuruienses uma alusão a Marquês de Sapucaí. A atração, onde se apresentam bandas regionais e nacionais, recebe turistas de diversos estados do Brasil.
A infraestrutura também teve um salto qualitativo nos últimos anos. Represa, Eclusas, duplicação de rodovia, escadarias, a construção da orla do cais – mais antigamente, e mais recentemente o asfaltamento de inúmeras ruas e avenidas, a transformação da cidade em núcleo universitário, a construção de modernas escolas no campo e na cidade, creches, o bosque municipal, a implantação da primeira unidade regional do SAMU 192 e também da UPA 24h, sendo referência em saúde na Região do Lago, que congrega sete municípios.
Conquistas que aparecem como referência da força e da vontade que tem o tucuruiense de se aprimorar e melhorar sempre. O município de Tucuruí chega à maturidade com muito que comemorar como a economia solidificada e em franco crescimento, bom nível cultural, povo humilde, prestativo, apaixonado e festivo. Tudo isso fazem de Tucuruí uma das melhores cidades, na região Sudeste do Pará, para se viver.
O tucuruiense não tem sotaque definido (o tucuruiense fala, e fala diferente graças aos sotaques importados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul) e é visto em todo o estado do Pará como um povo responsável, alegre e hospitaleiro. Fruto da miscigenação do nativo com os que para aqui vieram ajudar na construção de um grande município.
Tucuruí tem um shopping com diversas lojas e cinemas, um centro comercial e, a partir das mudanças ocasionadas pelas obras da Usina, os turistas também podem apreciar uma das mais belas vistas da cidade, as das eclusas da UHE.
Polo de geração de energia, o município que deixou de ser extensão de Baião para ser a “capital da energia” no estado do Pará, ganhou status de referência econômica e sociocultural na região formada pelos rios Tocantins e Araguaia. A velha vila portuária, que sobreviveu por muitos anos da extração da Castanha do Pará e da Estrada de Ferro Tocantins cresceu e hoje tem uma das populações mais miscigenadas e hospitaleiras do Estado.
População que vive em uma cidade que tem um relevo todo diferenciado da maioria das cidades da região, com muitas ondulações e ladeiras e um clima tropical super úmido com temperatura beirando os 33 graus centígrados durante boa parte do ano.
Com a construção das duas fases da usina hidrelétrica, brasileiros de todas as partes do país se fixaram no município e ajudaram a compor sua população e a alavancar o desenvolvimento do município. São empresários e operários que se estruturaram, vivem e investem em uma economia diversificada.
Desenvolvido e com uma economia ainda aquecida graças a grandes obras como a usina hidrelétrica, Tucuruí dá passos firmes rumo ao futuro apoiado no desenvolvimento socioeconômico e cultural adquiridos nos últimos anos, de olho no futuro que pode trazer um salto qualitativo na vida dos cidadãos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal da Cidade Tucuruí.